Fábrica de Alternativas




A Fábrica de Alternativas em Oeiras, é um espaço de partilha, de cultura, de conhecimento e de apoio ao desenvolvimento de atividades formativas. Um espaço aberto a todos aqueles que pretendam receber e partilhar. Onde a criatividade e o saber andam de mãos dadas e juntos produzem maravilhas. 
Este foi o meu primeiro contato com este espaço, que tive a felicidade de conhecer através da Maria Paula Montez, que teve a amabilidade de entrar em contacto para doar alguns livros seus para África, no âmbito da campanha Livros Com Vida. Para além de livros seus, foram doados alguns livros que se encontravam disponiveis na Fábrica que acabaram por ser recolhidos, para serem cedidos às Mediatecas de Angola.

Logo à chegada ao edificio, podemos ver em letras grandes pintadas a vermelho o nome 'Fábrica Alternativas' e logo à entrada, para o seu interior, podemos ver na parede vestida em tons de azul, uma série de cartazes dispostos de forma organizada que nos convidam a participar nas várias atividades realizadas pela fábrica. À medida que vamos entrando mais no interior do edificio, vamos vendo uma área de exposições e uma espetacular zona com móveis cheios de livros. Confesso que fiquei agradada com o espaço, dá vontade de ali ficar algumas horas com um bom livro em mãos.

Todos os que pretenderem podem fazer parte, como associados da Fábrica de Alternativas e com isto participar em inúmeras atividades. Através do seu site, podem ter acesso a toda a informação necessária.

Infelizmente, e conforme está no vídeo acima, a Fábrica está neste momento em risco de fecho, a acontecer será em 2025, existe neste momento um abaixo assinado para tentar evitar que esta situação aconteça. A todos os que puderem, pede-se que apoiem através de uma assinatura. Há que evitar que isto aconteça, pois estamos a falar de anos de trabalho que residem dentro da Fábrica e de uma comunidade que, como diz a Maria Montez no vídeo, levou anos a ser construída.

Tenho muito a agradecer à Fábrica de Alternativas e à Maria Montez pelas doações. Neste momento vários desses livros já se encontram a bordo do navio da Marinha Portuguesa, que teve não só a caminho de Angola, como a caminho da ilha do Mindelo em Cabo Verde, onde serão entregues à Biblioteca Municipal.


Ana e África 💙

Comentários

  1. Quero deixar aqui todo o meu respeito à Fábrica de Alternativas, por tudo o que já fez e ainda por tudo o que fará. Como escritor afro-brasileiro, pesquisador, articulador cultural e esportivo, ativador de estratégias políticas e intercâmbio de países africanos com o mundo, posso garantir que um projeto deste nível jamais pode correr o risco de ser fechado, muito pelo contrário, tem que receber investimentos cada vez maiores. É tudo o que precisamos em todas as partes do mundo, fábricas e mais fáfricas de alternativas. Aproveito para exaltar a grande iniciativa de Ana Raquel, mais conhecida por Ana e África, mais especificamente pelo seu projeto Livro com Vida que contou com o apoio da Fábrica de Alternativas.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Popular Posts