Porto do Kimbumba
O Zaire possui um excelente posicionamento estratégico, a sua localização permite com que o nivel de trocas comerciais com a Província de Cabinda e com a República Democrática do Congo sejam grandes. No Soyo temos o Porto Artesanal do Kimbumba, através do qual são feitas grande parte destas trocas em barcos de madeira que me deixaram surpreendida pela capacidade de carga que possuem, chegando até transportar contentores de dimensões significativas.
Confesso que nunca tinha visto nada assim, e quando digo isto refiro-me ao facto de ser um Porto onde a força humana é imperativa. O movimento do Porto é de tal forma intenso que deixa qualquer um vindo de fora surpreendido e a questionar como é possível...
Muitos dos que trabalham neste Porto são da República do Congo que chegaram até ao Soyo, grande parte fala o Lingala ou o Kikongo (duas das grandes línguas Bantu). A minha primeira ida a este porto foi por lancha, o nosso objetivo nesse dia era ir até à ilha da Ponta do Padrão , mas soube que como eu não era nacional, tinha de ter uma autorização para poder entrar nesta ilha e esta autorização era obtida junto das entidades locais no Porto do Kimbumba. Aconselha-se que este percurso seja feito com alguém que conheça bem o local e que consiga comunicar com as entidades locais.
A quem for ao Soyo, recomendo que experimente ir até ao Kimbumba, também é possivel ir via terrestre com um guia local, ver o porto a partir de terra é outra experiência absolutamente incrível. Em nenhum momento senti qualquer tipo de perigo, no entanto é preciso ter cuidado com as fotografias, podem ser tiradas mas apenas se forem de uma forma despercebida, caso contrário as a entidades que fiscalizam o local podem pedir para apagarem as fotos.

.jpg)

.jpg)
.jpg)
.png)

Comentários
Enviar um comentário