MPINDA
O Zaire tem uma riqueza cultural e história imensa, não se pode falar de Angola e da origem de tudo o que conhecemos deste fantástico país sem antes falarmos do Zaire. Foi no Município do Soyo, mais especificamente na localidade de Mpinda que está localizado a cerca de 20 minutos do centro da cidade (de carro) onde foram batizados e comercializados os primeiros escravos de Angola após a descoberta de angola pelo navegador português - Diogo Cão, que chegou à foz do rio Zaire tendo assim descoberto este fantástico país.
Pelo que em visita a Mpinda ainda é possivel ver vestígios da colonização. Interessante ver a igreja construída pelos portugueses numa das suas expedições ao Zaire, após a sua descoberta. Atualmente esta igreja possui praticamente toda a originalidade da construção, foram feitas pequenas remodelações como o chão, mas praticamente não se alterou quase nada na estrutura da igreja.
Para além disso é possivel ver no mesmo local construções onde eram realizados atos religiosos pelos padres levados de Portugal para Angola, onde tinham a missão de proceder à evangelização do local e ao batismo dos escravos antes de serem comercializados.
Um pouco mais afastado do centro onde está a igreja que foi erguida temos o Porto de Mpinda, atualmente praticamente inexistente devido ao crescimento dos mangais. No entanto ainda é possivel ver o local no Porto de Mpinda de onde partiam as embarcações com os escravos para outros continentes após o seu batismo:
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)

.png)

Comentários
Enviar um comentário