Ilha da Ponta do Padrão
Eis onde tudo começou:
Para já tenho-vos a dizer que a viagem da cidade do Soyo até à ilha da Ponta do Padrão ou também conhecida por 'Mwa Nkukutu' (no dialecto Kikongo) é absolutamente fantástica. A província do Zaire tem cerca de 132 ilhas, muitas delas habitadas outras em estado selvagem, e a ilha do Padrão ficou conhecida porque foi aqui que uma equipa de navegadores Portugueses atracou quando cruzou a foz do rio Zaire que deu assim origem ao marco da descoberta de Angola pelos Portugueses.
A viagem até à ilha é feita em lanchas, neste caso tive o apoio do guia local - O Dr. Jeremias também professor de Hotelaria e Turismo na Universidade do Soyo, que tratou da logística com os responsáveis das lanchas para que este passeio se concretizasse, fiz assim o aluguer da lancha por algumas horas...e que passeio...conseguimos ver de facto toda a envolvência natural do Zaire, fantástico!
A ilha do Padrão é lindíssima, possui alguns locais que habitam e guardam a ilha e recebem quem está de visita à ilha. Aqui é possivel ver o símbolo (o Padrão - daí o nome da ilha), deixado pelos portugueses numa das suas expedições ao Zaire como forma de deixarem um marco que representasse a sua descoberta, este marco existe até hoje e é possivel vê-la nesta ilha fantástica:
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)


.png)

Comentários
Enviar um comentário