Uma Carta para Ti

Angola tem uma essência especial, é muito mais do que se ouve, muito mais do que se vê, muito mais do que se diz. Tem uma vibração que nos capta desde o primeiro momento, que nos aquece a alma e que nos faz sentir como se tivéssemos voltado a casa após um longo periodo de tempo. É mais do que a soma de todas as pedras cintilantes que fazem brilhar os olhos daqueles a quem atrai. É a coragem e a crença de que todos os dias são uma nova oportunidade para contornar uma história com marcas profundas.

Angola tem um imenso mar que a banha, um fantástico deserto que se estende do sul de Angola ao norte da Namíbia, tem a segunda maior floresta do mundo, tem afluentes do norte ao sul do país, uma imensa terra fértil em todo o seu território e uma natureza gritante.

É sabido o seu passado, mas também é sabido que é no presente que estão as oportunidades e as possibilidades. Angola e eu pude comprovar, é uma terra de mentes brilhantes, de futuros grandes cientistas, cantores, artistas, articuladores culturais, cineastas, escritores, poetas, professores, engenheiros e de tantas outras belas profissões. É a terra da zungueira que procura o seu comércio, e do candongueiro que todos os dias tenta assegurar os seu público.

Em Angola, há uma camada jovem emergente com potencialidades e talentos incríveis, que têm a possibilidade de, e apesar de algumas adversidades sociais, fazer a diferença e desenvolver mais as suas áreas de conhecimento, abrindo portas para gerações futuras. E a estas camadas jovens é pedido que apliquem a sua força, o seu conhecimento e a sua capacidade de empreendedorismo, que avance e contorne o que por vezes parece dificil. Não só porque é mais do que preciso, mas também porque o país tem potencial enorme e faz falta este movimento.

Mas também para estas camadas de talentos emergentes, é pedido o apoio necessário, que sejam dadas as bases e as oportunidades, que se olhe mais além, que seja dada uma abertura de caminhos com compromisso e responsabilização. Que se suporte o que é promissor porque as possibilidades são imensas.

Angola e toda a África são vida e está tudo aqui.

From 'Ana e África' with love 🧡



Comentários

  1. Texto espetacular. É fácil chegar em Angola e apenas ver os seus problemas, a maioria deles advindos de mais de 30 anos de guerra, somando a luta colonial e a guerra civil. Angola sobreviveu a desafios que se vividos por outros países já teriam sido extintos. O que manteve Angola viva foram principalmenter as mães angolanas. As zungueiras, as cozinheiras, as quitangueiras, as faxineiras, as camponesas, as cabeleireiras, as costureiras, as domésticas, todas mamás por excelência, que cuidam de seus filhos e seus netos, fazendo do pouco que tem, o MUITO PELA SOBREVIVÊNCIA DE ANGOLA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata pelo feedback Dr.! Sem dúvida que há problemas mas enquanto o foco for esse não se vê mais além. Angola é um país imenso de possibilidades e vai chegar lá!

      Eliminar

Enviar um comentário

Popular Posts