Obrigada!



É uma missão, não diria fácil, desenvolver projetos sociais, nomeadamente para África. Principalmente quando não se está ligado a estruturas organizacionais, como é o meu caso. O 'Ana e África' surgiu como uma ponte para auxiliar comunidades em África que pouco ou nenhum suporte têm até aos dias de hoje. E onde as necessidades são grandes. Levar o conhecimento até onde ele não existe. Pois acredite-se, o conhecimento é a melhor ferramenta que podemos dar onde não existe nada.

O tema ganha outros contornos quando falamos em logística social. Pude perceber em todo este processo, a grande dificuldade que existem em fazer chegar até países da África estas doações. Esta foi a minha grande luta, pouca ou nenhuma ajuda existe neste âmbito mas isto é algo a falar melhor num outro artigo.

Felizmente e poucas são as palavras existem para agradecer à Marinha Portuguesa por todo o apoio no transporte da doação destes livros até Cabo Verde e Angola, através do navio NRP Viana do Castelo que em Agosto deste ano partiu com a sua tripulação, em missão para alguns países de África.

Esta ajuda surgiu numa altura em que pensava que muito dificilmente iria conseguir fazer chegar todas as doações recolhidas até ao seu destino. Envio daqui um especial agradecimento ao Sargento Miguel Lambin e ao Imediato FAO, que com todo o profissionalismo e excelência ajudou em todo o processo, foram incansáveis do inicio ao fim. E também a toda a tripulação pelo fantástico trabalho que fazem e por esta missão que com eles levam.

Pude testemunhar o enorme esforço e o sentido de ajuda que existe e em tentarem concretizar os pedidos que recebem. Pois, conforme foi explicado e bem, estes navios de guerra da Marinha não são navios de carga, pelo que dentro do espaço que podem disponibilizar, tentam, apesar de nem sempre ser possível, fornecer a ajuda que podem e assim colmatarem esta grande falha que existe de forma geral naquilo que é a logística social. 

Ana e África 💙






Comentários

Popular Posts