Livraria e Papelaria Espaço & Mediatecas de Angola


Há lugares que são casa, que nos recebem e nos fazem sentir acolhidos e parte do espaço desde o primeiro instante, é o caso da Livraria e Papelaria Espaço, a livraria mais antiga de Oeiras, fundada em 1964 por Armando Rodrigues e atualmente gerida por três das suas filhas, a Liliana, a Marisa e a Elsa. Um espaço acolhedor e com história, onde sentimos o cuidado e o carinho com o qual é gerido.

Quando entramos na livraria podemos ver no primeiro piso todo um mundo de artigos de papelaria, no entanto, ao descermos por umas escadas junto a uma das paredes, somos levados até um piso inferior, onde somos surpreendidos por um maravilhoso espaço rodeado de livros, com uma música ambiente agradável. Um local que nos leva a querer ali, se possível, horas a fio, por entre livros que se encontram extremamente bem organizados por seções com identificadores desenhados manualmente. Aqui sente-se a atenção e o carinho com que o espaço é tratado e com que recebe o seu público, um espaço família.

Com um público diversificado, a Livraria e Papelaria Espaço, outrora Livraria e Galeria de Arte, desenvolve atualmente uma série de atividades abertas a todo o tipo de público, tanto para jovens, crianças como adultos, atividades que vão desde a hora do conto para crianças, sessões de clube de leitura para adultos, oficina de escrita criativa e de expressão plástica, apresentação de peças de teatro e musicais, oficina de escrita criativa, troca de livros, há também um clube de tricot dinamizado pela Marisa e a realização de caminhadas. Sempre aberta para quem queira levar um livro e levar outro livro usado, a 'Espaço' diferencia-se pela atenção e proximidade ao cliente.

A Livraria e Papelaria Espaço, é um verdadeiro centro de dinamização cultural, um pólo cultural com uma história geracional que até aos dias de hoje mantém viva a sua essência. Com uma história ligada ao período político do Estado Novo que vigorou em Portugal durante 41 anos, um período de forte repressão, onde várias publicações eram alvo de censura. A Livraria Espaço chegou a ser alvo do controlo que era feito pela polícia do regime - A PIDE, onde vários livros proibidos pelo regime chegaram a ser confiscados. Muitos não podiam estar expostos nem à venda, no entanto, secretamente a 'Espaço' chegava a ter várias destas publicações, que eram escondidas e disponibilizadas aos clientes que sabiam elas existiam para pedirem de uma forma discreta. Convido a todos a pesquisarem mais sobre esta livraria e a visitarem o próprio espaço, porque de facto vale a pena.

À 'Espaço' tenho a agradecer o grande apoio dado desde o primeiro momento à campanha 'Livros com Vida' para a recolha de livros para doar às Mediatecas de Angola. O meu contato com a livraria foi um acaso e posso dizer que foi um feliz acaso. A resposta da Liliana Cordeiro ao meu e-mail com pedido de apoio para a doação de livros foi imediata, desde então, já foram fornecidos pela Livraria 'Espaço' várias publicações que também tem recolhido junto dos seus clientes. Brevemente estes livros serão levados por via marítima através da Marinha Portuguesa para Luanda. Este é um trabalho fantástico e sou grata por contar com este apoio.

Galeria fotografias: 

https://www.flickr.com/photos/200876220@N02/albums/72177720319188224/

Ana e África 💙

Comentários

Popular Posts