Biblioteca Municipal de Setúbal e Mediatecas de Angola


O projeto 'Livros Com Vida' para doação de livros para as Mediatecas de Angola, iniciou-se há alguns meses atrás e desde então que tem sido uma caminhada gratificante, intensa, sim - pois há sempre uma logística associada por trás - mas ao mesmo tempo maravilhosa e extremamente compensadora pelo movimento e a energia positiva que gera.
Tudo surgiu em sequência de uma das viagens que fiz a Angola onde pude ver a escassez literária que assola algumas das Mediatecas de Angola. No total, estamos a falar de dez Mediatecas que fazem parte da Rede de Mediatecas de Angola (REMA) distribuídas a nível nacional por algumas das suas províncias.

O intuito inicial, foi pedir ajuda a pessoas próximas e a algumas entidades no sentido de recolher doações de livros que não fossem necessários. E assim foi lançada a campanha, onde tentei a partir daí entrar em contacto com as mais diversas instituições. Este foi outro grande desafio, pois nem sempre se obtém resposta a estes pedidos de ajuda. No entanto,  há exceções e a Biblioteca de Municipal de Setúbal foi essa grande exceção.

A resposta da Diretora Lígia Brito Águas, ao meu e-mail de pedido de ajuda foi imediato. Confesso que fiquei extremamente feliz e grata ao ver  e sentir todo apoio e disponibilidade para ajudar nesta iniciativa para Angola. Desde então, que iniciamos uma linda caminhada, onde a solidariedade, atenção e força dadas foram fantásticos.

Ao todo, a Biblioteca de Setúbal, já doou mais de 40 caixas de livros, com as mais diversas temáticas, desde livros infantis, didáticos, investigação entre outros que já foram preparados para embarcar no Navio de Guerra pela Marinha Portuguesa até Angola (este será um outro artigo a publicar brevemente e do qual também tanto me orgulho e sou extremamente grata).

À Biblioteca de Setúbal, em especial à Dr.ª Lígia e à sua equipa com destaque para a Elisa Cristina, Lucília Costa, Paulo Rocha e  Andreia Pereira, deixo o meu profundo agradecimento pelo apoio.

Não posso deixar de referir, que vale mais do que a pena uma visita à Biblioteca Municipal de Setúbal, é um edifício estruturalmente bem cuidado e assim que entramos na receção conseguimos sentir a magnificência do espaço. Logo na entrada, temos logo diante de nós uma escadaria com palavras que  remetem à reflexação, como -  'Biblioteca Liga Mundos' ,  'Igualdade Consciência', 'Pesquisa Reflexo' entre outras e à medida que a nossa visão vai percorrendo cada um dos degraus, podemos ver várias outras palavras igualmente reflexivas. Logo ao nosso lado direito, temos disponivel uma sala de exposições onde na altura que lá estive pude ver uma série de quadros pintados a óleo por um jovem artista nacional e também outros espaços acessíveis e disponiveis para qualquer tipo de público. Vale a a pena e é um local a não perder.

Abaixo deixo a galeria com algumas das fotografias que registam alguns desses momentos.


Grata

Ana e África 💙

Comentários

Popular Posts