QUEM É A ANA RAQUEL (Ana e África) ?

Ana Raquel, autora da página 'Ana e África', nasceu em Portugal num dia primaveril de Março, corria o ano de 1987. Cresceu na linda cidade de Setúbal, terra conhecida pelas suas maravilhosas paisagens e pela sua gastronomia. Cresceu ao som das músicas dos anos 80, década pela qual tem uma preferência especial, não admira pois que hoje em dia ela comece logo a bater o pé, em jeito de ritmo, assim que ouve na rádio uma música desta época.

Quando percebeu que tinha de escolher uma área para seguir, optou por tirar uma licenciatura em Ciências e Tecnologias da Informação, na altura haviam algumas dúvidas do que queria seguir, mas foi em frente e concluiu a sua licenciatura na Universidade do Porto. Assim que terminou o seu curso, sabia que tinha de entrar no mercado de trabalho, e começou logo pela área de ensino, foi professora de Informática no ensino médio, experiência que adorou. Chegou a dar aulas em algumas escolas da região de Lisboa, no entanto, devido à instabilidade do sector na altura, a Ana começou por procurar outras opções dentro da sua área de especialização.

Foi assim que entrou no mundo empresarial, iniciando em 2010 a sua carreira como consultora na área das Tecnologias da Informação, passou pela área da banca, seguros e serviços, no entanto o seu maior percurso tem sido no desenvolvimento tecnológico no sector da Logística - Transporte Vial e Fluvial, onde tem trabalhado como analista de negócios, gestora de projetos e gestora operacional. Gosta da área profissional que seguiu, pois permite-lhe pensar, desenhar e definir soluções tecnológicas sustentáveis. 

Foi através da sua profissão que Ana começou a viajar para outros países, nomeadamente para Angola, país com o qual estabeleceu de imediato uma enorme ligação. Ana tem uma paixão enorme por África, sentem-se como um peixe fora de água quando lá está, sente que ganha uma nova inspiração e um diferente bem-estar. Gosta da cultura, da comida e de interagir com o seu povo, sente que tem algo mais a aprender com eles e sente também que tem algo mais a ensinar, este tipo de interação é o que mais lhe enche a alma.

A Ana tem um gosto especial pela comunicação, gosta de dar formações, de estabelecer contato com pessoas que também lhe ensinem e lhe mostrem outras visões. Gosta de escrever, anda normalmente com um bloco onde aponta o que lhe vier à memória, criando muitas vezes histórias, poemas e outras construções frásicas. Também tem um gosto especial pela leitura, pois faz-lhe viajar para outros mundos.

Foi deste gosto pela escrita e a sua paixão por África que fez com que Ana cria-se a página 'Ana e África', que retratam a forma como ela olha o mundo e tudo o que a rodeia. 

Embarquem nesta aventura com a Ana e deixemos a nossa imaginação, criatividade e boas ações falarem mais alto.

Contatos:

Comentários

  1. O trabalho que Ana e África está a fazer e ainda vai fazer no futuro é e será uma grande contribuição para o crescimento do homem africano. Embora tenha nascido em Portugal, Ana tem o sangue eminentemente africano, pois é filha de pais caboverdianos. Pelo livro que tive o privilégio de escrever onde mostro esse lindo arquipélago chamado Cabo Verde, conhecê-la tem aumentado ainda mais a grande admiração que tenho pelos caboverdianos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Popular Posts